segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ammit


Ammit - Devorador dos Mortos.
Símbolo: Um chacal sem olhos, com três bocas ou um animal com o "traseiro" de um hipopótamo, corpo de um leão e a cabeça de um crocodilo.
Na Mitologia EgípciaAmmit (também pronunciado AmmutAmut e Ahemait) é a personificação daretribuição divina para todos os males realizados em vida. Não é apenas um deus. É a punição para aqueles que não foram aceitos em Amenti. Ammit devora aqueles que foram julgados como pecadores, que não agiram de maneira correta em vida. O "inferno" para os Egipcios se resumia a Amnit, que destruia suas almas, deixando de existir definitivamente. ele devorava os corações, ragava os corpos e com suas patas destruia os corpos.Ela era filha do Universo e da Essência,e era o Ser divino mais temido de todo o Egito.Existem papiros de autores desconhecidos que contêm orações para deixá-la longe na hora sono.

Apep


Na mitologia egípciaApep (ou Apophis, em grego), foi um monstro em forma deserpente que, vivendo no subterrâneo, combatia o deus  ao cair de cada noite, sendo sempre morta, mas sempre ressuscitando. Também chamada de Apepi ou Aapep.
Apep é uma criatura malígna do submundo e um inimigo dos deuses (embora às vezes seja aliado de Seth). Ele é a personificação viva do mal na mitologia Faraônica (Egípcia). Apep surge como uma serpente gigantesca, com 30m de comprimento. É servido por hordas de demônios, a maioria pussuíndo qualidades de serpente do fogo.

Rá Deus do Sol

Rá ou Ré é a principal divindade da mitologia egipcía,  é um deus com cabeça de falcão conhecido como o deus do sol, pela impôrtancia da luz na produção dos alimentos.
Ao amanhecer,  era visto como uma criança recém-nascida saindo do céu ou de uma vaca celeste, recebendo o nome de Khepri. Por volta do meio-dia  era contemplado como um pássaro voando ou um barco navegando. No pôr-do-sol,  era visto como um homem velho descendo para a terra dos mortos, sendo conhecido como Atum. Durante a noite, , como um barco, navegava na direção leste através do mundo inferior em sua preparação para a ascensão do dia seguinte. Em sua jornada ele tinha que lutar ou escapar de Apep, a grande serpente do mundo inferior que tentava devorá-lo. Parte da veneração a  envolvia a criação de magias para auxiliá-lo ou protegê-lo em sua luta noturna com Apep, ajudando-o a garantir a volta do Sol.
Sua esposa era a deusa Ret, seus filhos eram HathorOsírisÍsisSet,Hórus e Maet.
Uma vez sua filha Ísis lançou um feitiço a , que provocou-lhe uma doença. Sob promessas de cura,  foi forçado a revelar o seu nome secreto a Ísis
, assim oferecendo-lhe acesso a uma parte de seus poderes mágicos.